por Interlegis — última modificação 16/04/2018 19h41
A história da Casa Legislativa

A Emancipação político-administrativa

A Emancipação da Barra do Quaraí, capítulo mais importante e decisivo da historia da cidade foi resultado da consciência da necessidade de independência político-administrativa como único caminho capaz de possibilitar o desenvolvimento da comunidade.

Dois processos, em 1985 e 1991, foram iniciado sem, entretanto, lograr o objetivo proposto, tal a sorte de dificuldades impostas aos emancipadores e à comunidade em geral.

Entretanto, estes processos iniciais foram o tempo de maturação do ideal que, em 1995, seria vitorioso.

A partir de uma Assembléia Geral realizada no Centro de Pastoral São José Operário, no dia 8 de abril de 1994, com a presença de lideranças e comunidade, foi constituída a Comissão de Emancipação da Barra do Quaraí. Tal Comissão desenvolveu suas atividades em consonância com as expectativas dos barrenses.

A Resolução nº 81/95, do TRE/RS, datada de 7 de abril de 1995, estabeleceu as regras para a realização do Plebiscito em 22 de outubro de 1995.

À época, contava a Barra do Quaraí com 1.931 eleitores, sendo que compareceram à consulta plebiscitária 1.198 eleitores. Destes, 1.126 votaram SIM, 55 votaram NÃO, 12 votaram em branco e 5 votos foram nulos.

Por este motivo, a data de 22 de outubro de 1995 foi instituída como a mais significativa, constando nos símbolos municipais (Brasão e Bandeira) para lembrar o grande momento de exercício democrático e de cidadania vivido então.

É a data política, porque nela uma comunidade inteira optou pela autodeterminação. É uma data histórica, porque com a escolha do SIM, laços foram rompidos e outros desafios foram enfrentados com a mesma coragem e determinação.

Assim, a vida do cidadão deve ser a materialização de seus anseios representada pelo voto.

O ano de 1996 foi aquele em que a transição para um novo status político-administrativo se concretizou e onde os interesses do Município começaram a ser tratados. A Câmara Municipal de Vereadores, composta por 9 vereadores, ficou assim constituída:

- José Leão Repiso Riela

- Luiz Carlos da Rosa

- Neli Simionato Frecero

- Valdemar Alves

- Nivaldo Antunes Medeiros

- Pedro Luiz da Rosa

- Edemar Rodrigues

- José Fábio Miotti dos Santos

- Carlos Alberto da Rosa

Ambos os poderes, Executivo e Legislativo, foram instalados no dia 1º de janeiro de 1997 e, a partir deste momento, o Município passou a figurar no cenário gaúcho e nacional, com grandes perspectivas de desenvolvimento em todos os setores econômicos e sociais.

Hamilton Rodrigues

* 30 de setembro de 1999

O Vereador José Leão Repiso Riela propôs, o Plenário da Câmara Municipal aprovou e o Prefeito Municipal Ely Manoel da Rosa sancionou a lei nº 319/99 segundo a qual fica denominado "Plenário Virgilio Martins" a sala do Plenário da Câmara Municipal da Barra do Quaraí.

* 30 de setembro de 1999

O Vereador Luiz Carlos da Rosa propôs, o Plenário da Câmara Municipal aprovou e o Prefeito Municipal Ely Manoel da Rosa sancionou a lei nº 320/99 segundo a qual fica denominado "Palácio Antônio Araci Meus" a sede do Poder Legislativo da Barra do Quaraí.