18 DE SETEMBRO – DIA DOS SÍMBOLOS NACIONAIS
18/09/2025: Dia dos Símbolos Nacionais
18 DE SETEMBRO – DIA DOS SÍMBOLOS NACIONAIS
* BANDEIRA NACIONAL: foi Instituída no dia 19 de novembro de 1889. Ela é composta de um retângulo verde, um losango amarelo sobreposto e um círculo azul com estrelas brancas, do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional positivista: “Ordem e Progresso”. As cores da bandeira - o verde e o amarelo - são herdados da bandeira imperial, e significam a Casa de Bragança (verde) e a de Habsburgo (amarelo). As cores também fazem referência às riquezas do nosso país: verde das matas e florestas, amarelo do ouro, azul do céu. E as estrelas simbolizam as 27 unidades federativas do país (26 estados e o Distrito Federal). A disposição delas representa a constelação Cruzeiro do Sul, no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, quando foi Proclamada a República do país.
* BRASÃO DA REPÚBLICA: ou Armas Nacionais, foi criado pelo engenheiro Artur Zauer no governo do Marechal Deodoro da Fonseca. É uma figura usada nos prédios públicos. Seu uso é obrigatório pelas Forças Armadas e os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O Brasão é representado por um escudo redondo azul celeste, o qual está apoiado numa estrela de cinco pontas. No centro, tem a constelação Cruzeiro do Sul que está sobre uma espada. Em cima da espada está escrito “República Federativa do Brasil”, do lado esquerdo “15 de novembro”, e “de 1889”, à direita. Ao redor, está uma coroa formada de um ramo de café á direita e outro de fumo florido à esquerda.
* SELO NACIONAL: Criado no governo de Marechal Deodoro da Fonseca, o selo nacional é usado em documentos oficias (cartas, diplomas, certificados, etc.) com o intuito de autenticar atos do governo. Ele é representado por uma esfera com as estrelas da bandeira que indicam as 27 unidades federativas do país. Possui a inscrição "República Federativa do Brasil" e no meio uma faixa branca com o lema nacional: "Ordem e Progresso".
* HINO NACIONAL: Para comemorar a Independência do Brasil (1822), o hino nacional brasileiro foi composto por Joaquim Osório Duque Estrada (1870-1927) e Francisco Manuel da Silva (1795-1865). Ao hastearem a bandeira, o hino nacional deve ser cantado pelo menos uma vez por semana nas escolas públicas e particulares de todo país. O dia do hino nacional é comemorado em 13 de abril.