Audência Pública

por qua — última modificação 18/10/2017 15h28

Foi realizada nesta terça-feira, às 19h30, no Salão de Eventos da Escola Municipal 22 de Outubro, audiência pública proposta pela Câmara Municipal de Vereadores com o objetivo de debater questões relativas ao projeto de lei n° 016/2017 de 14 de março de 2017 que cria o Programa Municipal de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos, através da Castração.
<p>
Ante uma participação expressiva da comunidade, de alunos e professores, autoridades e especialistas na área explicaram a importância do programa, debateram ações e sugeriram propostas a serem implementadas.
<p>
Sob a direção do Presidente da Câmara, Richard de Souza, constituição da mesa contou com a presença do Prefeito Municipal, Iad Choli, do Secretário de Saúde, Danilo Rodrigues, da Secretária de Educação Sheila Barros, do Chefe de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária, José Pedro, do Médico Veterinário da 10ª CRS, Paulo Renato, do Biólogo da 10ª CRS, Alan da Mota, d a Professora Irina Lubke, representante da Unipampa e dos vereadores Fernando Alonso e Valdemar Alves.
<p>
A audiência deixou evidente que o projeto de lei é uma grande ferramenta colocada a serviço da comunidade para enfrentar o grave problema da proliferação canina que constitui uma questão de saúde pública. Entretanto, precisa ser de campanhas de conscientização e de educação sistemáticas para que a população também faça a sua parte e colabore de forma constante.
<p>
Foi ressaltado que o Projeto de Lei além de garantir medidas de castração gratuita e, assim, amenizar a situação de animais em situação de rua, busca promover parcerias importantes que viabilizem diversos do seus artigos quanto a posse responsável, uma vez que o abandono contribui ainda para as situações de maus-tratos e desrespeito aos animais.