CÂMARA DE VEREADORES DE BARRA DO QUARAI PARTICIPA DE AUDIÊNCIA VIRTUAL SOBRE AS PERSPECTIVAS DE TURISMO NO PARQUE ESTADUAL DO ESPINILHO

por Global Informática publicado 09/12/2021 00h55, última modificação 09/12/2021 00h55
08/12/2021 - Reunião Virtual Parque do Espinilho
Na manhã desta quarta-feira (08), os Vereadores Rick Mossi, Fernando Alonso, Antônio Cesar Benites e Jocemar Medeiros, representaram a Câmara de Municipal de Vereadores de Barra do Quaraí na Audiência Virtual, promovida pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa no qual teve o objetivo debater as perspectivas de turismo no Parque Estadual do Espinilho e seu protagonismo no desenvolvimento sustentável da Tríplice Fronteira.
Durante a Audiência, a pauta principal foi a exploração e conservação do Parque Estadual do Espinilho, localizado no município da Barra do Quaraí. Na oportunidade, foi tratada a questão da gestão do Parque, podendo vir a ser uma PPP (Parceria Público-Privada), para acesso de todos os interessados, incluindo a conservação, operação e manutenção do local.
Tendo em vista, que o Parque do Espinilho, tem alto potencial turístico e econômico, os esforços são inúmeros para a exploração e popularização do parque, como por exemplo, o turismo de observação de aves, no qual o parque conta com 270 espécies, dentre elas o Cardeal-amarelo, que tem sua única população conhecida e monitorada no Brasil, restrita a este Parque.
Atualmente, o parque possui apenas dois (2) servidores, que atendem também outra unidade de conservação a 200 km de distância, sendo que o mínimo necessário seriam sete (7) funcionários efetivos, para dar atendimento ao público.
Vale destacar, que o Parque do Espinilho é o único do país com característica de savana africana. Este extraordinário potencial turístico pode e deve realmente ser aproveitado, trazendo desenvolvimento econômico e sustentável para Barra do Quaraí e toda a Fronteira Oeste.
Estiveram presentes nesta Audiência Virtual o Deputado Estadual Zé Nunes (proponente); Secretário Adjunto de Turismo do RS, Sr. Álvaro Machado; Prefeito de Barra do Quarai, Eng. Maher Jaber; Secretário do Meio Ambiente, Sr. Argemiro Rocha; Vereador Marcelo Lemos e a Coordenadora de Educação, Professora Sara Cardoso, da 10° Coordenadoria Regional de Educação (Uruguaiana); Sr. Daniel Macias, representando o Movimento Trinacional (Uruguai); Sr. Sebastian Vallejos (Argentina) e demais autoridades da área turística e ambiental do RS.