Comitê de Integração Fronteiriça

por Global Informática publicado 26/06/2018 22h50, última modificação 26/06/2018 22h50
26/06/2018 - A Câmara de Vereadores da Barra do Quaraí, através do Ver. Fernando Alonso participou em Monte Caseros (Argentina), da 6ª edição do Comitê

O Vereador Fernando Alonso, representando a Câmara de Vereadores da Barra do Quaraí, esteve em Monte Caseros (Argentina), para acompanhar a 6ª edição do Comitê de Integração Fronteiriça Monte Caseros-Bella Unión.

"Entendo que esses momentos são decisivos para tratar dos problemas e buscar soluções para uma maior integração entre nossas cidades. Apesar de Barra do Quaraí não compor oficialmente o Comitê, é importante participar visto que o desenvolvimento da região trinacional depende também de decisões políticas e dos governos centrais" comentou Alonso sobre o envento.

Na ocasião, o vereador barrense falou sobre o trabalho realizado pelo Movimento Pró-Comitê Trinacional, que conta com a participação e apoio das municipalidades e sociedade civil organizada.

O Movimento conseguiu levar a cabo que os três municípios, Barra do Quaraí, Bella Unión e Monte Caseros se declarassem mutuamente como Cidades Irmãs. Outra conquista foi a UNIPAMPA alterar as regras do Processo de Ingresso de Fronteiriço e desde 2017 estudantes de Bella Unión e Monte Caseros também podem participar.

Ressaltou ainda o Diploma Trinacional em Gestão de Políticas Culturais, um projeto piloto que reúne universidades dos três países. O primeiro encontro aconteceu em Monte Caseros, nos dias 8 e 9 de junho. Em agosto será a vez de Bella Unión e em setembro, Barra do Quaraí.