MARIA TUGIRA, A "CATADORA DE GENTE"

por Global Informática publicado 19/09/2018 11h35, última modificação 19/09/2018 11h35
18/09/2018 - Maria Tugira, a "Catadora de Gente", recebe homenagem na Câmara Municipal

Recentemente, a catadora uruguaienense atou em filme premiado pelo Festival de Cinema de Gramado.
No dia 18 de setembro, em razão de uma Moção de Apoio a pedido do Vereador Richard de Souza, ela se fez presente na Câmara Municipal e recebeu uma homenagem pela dedicação e serviço social. Vereadores elogiaram-na como "vencedora na vida e um exemplo de dedicação e superação".
Maria Turiga usou a palavra para dizer:
"Agradeço ao convite do Ver. Richard de Souza para estar aqui e receber essa homenagem.
A minha história de vida é a história do catador de Uruguaiana e de todos os outros. Essa história só muda de lugar, porque é a mesma sempre. Trabalho há mais de 30 anos no lixão e ali criei 7 filhos. Após esse filme não me considero atriz, nem quero atuar em filmes.
Meu objetivo é mudar a realidade daqueles que catam. Mostrar para a cidade que somos gente. Mostrar para quem passa indiferente que não somos um pouco do lixo da sociedade. Fico triste ao ver que hoje as autoridades dão atenção ao que fazemos por causa do filme. Se essas mesmas autoridades quisessem, eu não precisaria levar 10 anos de trabalho e sofrimento para que os catadores fossem reconhecidos com dignidade".