ATA Nº 023/2019 – SESSÃO ORDINÁRIA

por Global Informática publicado 13/08/2019 09h48, última modificação 13/08/2019 09h48
Ata da vigésima terceira Sessão Ordinária do exercício 2019, do terceiro ano da 6ª Legislatura (2017-2020).
ABERTURA: Aos seis dias do mês de agosto do ano de dois mil e dezenove, às nove horas e trinta minutos, no Plenário Virgílio Martins, na Câmara Municipal de Barra do Quaraí, sob a presidência do vereador Rogério Blanco Neto, realizou-se a Sessão Plenária Ordinária Semanal. Após a verificação do quórum, o Senhor Presidente, em nome de Deus, declarou aberta a reunião e passou a palavra para o vereador Richard de Souza, secretário, para fazer a leitura da ata da reunião anterior, que após ser lida, foi colocada em discussão, sendo aprovada por unanimidade.
GRANDE EXPEDIENTE:
Vereador CARLOS ALBERTO: Desejou um bom retorno aos colegas depois do recesso de julho, falou sobre as conquistas na área da Segurança Pública na ultimas semanas elencando a vinda de quatro novos policias, dois militares e dois civis, a Formatura de trinta novos Policias Militares na cidade vizinha de Uruguaiana, destacando o trabalho da Câmara de Vereadores em prol da segurança pública, onde o Poder Legislativo esteve presente em todas essas conquistas, falou também da inauguração das novas instalações da Corporação de Bombeiros, onde o Poder Legislativo também esteve presente e atuante para que isso ocorresse, deixando assim o município de pagar aluguel e ocupando um prédio público que estava abandonado, o Vereador finalizou relatando o comprometimento do Comando da Brigada Militar em enviar mais dois policias ao nosso município.
 
Vereador FERNANDO BALBUENA: Venho falar sobre os assuntos que estão na mídia, as universidades que estão sendo fechadas, por falta de verba, está sendo reduzidos e cortados os gastos. A gestão do governo federal está totalmente perdida. Outra coisa que gostaria de falar é sobre a Lei Maria da Penha, é a única Lei que ampara e da força para as mulheres seguir em frente. Faz 13 anos que foi feita essa Lei para o socorro das mulheres.
 
Vereador RICHARD DE SOUZA: Vou trazer um assunto muito delicado mais que requer nossa atenção, é sobre a morte dessa jovem mãe que morreu no hospital santa casa de caridade, dias após ter dado a luz com parto cesariana, por erro médico acabou vindo a óbito. O parto cesariana é um crime contra a mulher. Queremos justiça, temos a responsabilidade de ter uma resposta.
Vereador FERNANDO ALONSO: Falou sobre a importância dos governos centrais olharem mais para as fronteiras, com uma politica diferente e que atenda os anseios locais. Disse que é preciso articulação e mobilização para alcançar os objetivos e conquistas que a comunidade merece, que é correr atrás e mesmo assim não é fácil porque muitas vezes o poder de decisão depende de outras esferas. Mencionou a situação do transporte municipal que segue dando problema, mesmo tendo esta Casa Legislativa tendo procurado todos os órgãos competentes e inclusive levado o caso a conhecimento do Ministério Público. Falou sobre o convite do para reunião do conselho municipal da educação; das emendas impositivas e que está Casa está por receber a LDO.
  
Vereador ROGÉRIO BLANCO: Parabenizou todos os vereadores pelas suas falas, falou também sobre a morte da menina que faleceu por um erro médico na cesariana e que tudo que manda hoje em dia é o dinheiro. Cedeu uma parte ao ver. Carlos Alberto, eu acho importante mandar um oficio para a santa casa sobre esse problema que houve na maternidade, precisamos zelar pela nossa comunidade, resolver e punir os culpados.
TEMPO DE LIDERANÇA:
Vereador FERNANDO BALBUENA PTB: Falou sobre o excelente trabalho de vigilância do Flores, parabenizou todos os guardas. Falou sobre uma firma que estava recolhendo o lixo da cidade, não avisaram ninguém e os catadores ficaram sem nada. Vou fazer um requerimento pedindo informações sobre o aterro sanitário, cobrando uma explicação do Poder Executivo.
Vereador CARLOS ALBERTO PT: O que me trás aqui é sobre a visita que tivemos do Deputado Federal Bohn Gass no dia 01 de agosto, o deputado falou sobre o ataque que a classe trabalhadora vem sofrendo nos últimos em especial com a Reforma da Previdência, Bohn Gass comprometeu-se em enviar recursos ao nosso município através de emendas parlamentares, o Vereador relatou que os Parlamentares do Partido dos Trabalhadores são os que mais destinam recursos para nossa cidade, contribuindo assim para o desenvolvimento do nosso município, o vereador a importância das articulações politicas realizados pelos vereadores do PT junto os deputados federais.  

ENCERRAMENTO: Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente, em nome de Deus encerrou a reunião Ordinária, sendo lavrada a ata, que após lida e aprovada vai ser assinada por mim, secretário Richard de Souza, pelo Senhor Presidente Rogério Blanco Neto, e pelo Vereador Valdemar Alves, vice-presidente.

Ver. RICHARD DE SOUZA
Secretário 
Ver. ROGÉRIO BLANCO NETO
Presidente 
Ver. VALDEMAR ALVES
Vice-Presidente